O presidente Jair Bolsonaro comentou neste domingo, dia 3, em sua conta no Twiter, a portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional estabelecendo os polos de agricultura irrigada.
“Nova Portaria 1.082/19 do Ministério do Desenvolvimento Regional, gere os ‘polos de agricultura irrigada’ desenvolvendo e aumentando a produtividade. O foco é gerar emprego e renda, alavancar desenvolvimento dos setores produtivos, organizando esforços e investimentos”, escreveu o presidente.
- Câmera 3D pesa o boi sem o uso de balança
- Ministério prorroga prazo para adequação à rastreabilidade vegetal
A portaria define polos de agricultura irrigada como aglomerados agrícolas irrigados onde a agricultura irrigada está presente e que tenha potencial de expansão, considerando, especialmente, disponibilidade de água e de solo.
É necessário que exista organização social na área, com associação de irrigantes organizada. As lideranças locais trabalharão em parceria com entidades de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, bancos de desenvolvimento, entre outros. Os grupos gestores de cada projeto de irrigação usará recursos próprios e parcerias públicas e privadas.
Segundo o ministério, os polos de produção irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, Rio Grande do Sul, e do Vale do Araguaia em Goiás, já realizaram a oficina de Planejamento Estratégico. O primeiro alcança cerca de 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento.
Já o segundo integra mais de 100 mil hectares nas cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás.
Em junho, será instalada a unidade da região de Cristalina (Goiás). Até o fim do ano, há a previsão de que os polos do Oeste da Bahia e o de Sorriso, este em Mato Grosso, também entrem no processo.