Os produtores de cebola no interior de São Paulo correm para terminar o plantio. O objetivo é entregar o produtor antes ao mercado, receber mais e evitar a concorrência de outros estados.
O período ideal para o cultivo da cebola é entre abril e maio, mas os produtores em Piedade se anteciparam para adiantar a colheita e garantir preços melhores. O produtor Walter Miiller, de Piedade, cultiva seis tipos de culturas, mas no momento está voltado para a plantação de cebola. Em três meses, ele começa a colher.
“Queremos um preço melhor. Vamos ver se Piedade começa a colher sozinha para pegarmos um preço melhor. Se não começarmos, o Sul e Minas Gerais colhem”, conta.
Piedade é o segundo maior município produtor de cebola em São Paulo, perdendo apenas para a região de Monte Alto. Por aqui existem cerca de 200 hectares da cultura, e a produtividade esperada em cada deles é de 40 toneladas. Se o clima ajudar no início de julho, a safra será negociada.
“A condição ideal para a cebola dessa época seria de tempo aberto com luminosidade e chuvas regulares, nem excesso e nem muita seca também. E para a época normal da planta seriam os meses de abril e maio, não varia muito disso também”, aponta a agrônoma Bruna Bull.
Para garantir lucro, os defensivos são essenciais para evitar pragas e outras doenças que possam prejudicar a plantação. Irrigação, adubação e pulverizações regulares são essenciais.
“O principal é fazer a base, fazer a adubação correta, fazer a pulverização, que aí você consegue um produto melhor e com mais qualidade para a dona de casa não reclamar depois”, completa Miiller.