Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Portaria do refúgio não ficará pronta nesta safra

Afirmação foi feita ao Canal Rural, por membros do grupo de trabalho reunido em BrasíliaO grupo de trabalho, criado para discutir a portaria que vai estabelecer as normas para áreas de refúgio de culturas transgênicas, tem um primeiro encontro nesta sexta, dia 10, em Brasília (DF). O Canal Rural conversou com alguns membros do grupo, que garantem que a portaria não será publicada neste ano. Um deles foi enfático afirmando que: "definitivamente, esta safra não terá a normatização das áreas de refúgio".

Entre os principais motivos apontados, está a falta de tempo hábil para que a discussão seja feita e a decisão tomada. Nesta primeira reunião, por exemplo, ainda será definido o cronograma de trabalho. A expectativa é que, neste ano, seja possível realizar duas ou três reuniões, no máximo, o que não seria suficiente para tomar uma decisão, já que as opiniões são diversas sobre qual o índice mais adequado para cada cultura.

Esta nova previsão derruba as promessas do ministro Neri Geller, que há meses afirma que a portaria sairia para esta safra. Em agosto, o texto esteve bem próximo de ser finalizado, considerando os índices recomendados pelas empresas, como o referencial para o produtor. Mas o ministro considerou que precisava de ajustes e a discussão foi ampliada.

Cerca de 12 pessoas devem participar da reunião amanhã: representantes do Ministério da Agricultura, Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Aprosoja Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa e USP/ESALQ.

Sair da versão mobile