Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Porto de Itajaí anuncia que retomará arrendamento do cais

Obras de reconstrução devem ser concluídas em seis mesesA Superintendência do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, anunciou nessa segunda, dia 5, que vai retomar o processo de arrendamento de áreas do porto municipal, iniciado em 2002, e transferir 100% das operações para a iniciativa privada até o fim de 2009.

O anúncio foi feito durante a apresentação de metas para a gestão do novo prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP). De acordo com o superintendente do porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior, uma licitação será aberta pelo poder público assim que a reconstrução do cais, destruído pela enchente, for concluída pelo governo federal. A previsão é que os berços de atracação para navios e o cais de Itajaí, sejam recuperados em seis meses.

De acordo com Santos, a redistribuição da área portuária e do número de berços para a atuação de um novo terminal arrendatário em Itajaí será definida antes do lançamento da licitação. O Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) foi o primeiro terminal privado a operar dentro do porto público, a partir de 2002, e continua sendo o único.

? Mais do que nunca, o Porto de Itajaí deve ser regido como uma empresa privada, com a mesma seriedade. A administração municipal continuará a exercer o papel de autoridade portuária, regendo a atividade dos terminais privados.

Privatização é o único caminho para crescer

Santos justifica que a terceirização das operações no porto, traçada durante as duas primeiras gestões de Bellini como prefeito, é o único caminho para novos investimentos e o aumento da produtividade no Porto de Itajaí. O Superintendente atribuiu à municipalização do porto, em 1997, e à entrada do Teconvi como arrendatário, um crescimento de 350% na movimentação de contêineres até 2006, quando Itajaí saltou do sexto para o terceiro lugar no país. Hoje o porto ocupa a segunda posição, atrás apenas de Santos na movimentação de contêineres.

O ex-superintendente do porto e novo secretário Extraordinário para Reconstrução de Itajaí, Amílcar Gazaniga, admitiu que a inclusão de administradores do porto público em investigações da Polícia Federal, no ano passado, pesou no projeto feito pelo atual governo para o porto nos próximos anos.

? O Porto de Itajaí sofreu uma destruição moral, quando fomos parar nas páginas policiais da imprensa nacional. Precisamos nos recuperar física e moralmente ? disse.

Sair da versão mobile