Porto de Paranaguá bate recorde de exportação de granéis em maio

Número chegou a 1,77 milhão de toneladas no períodoO Porto de Paranaguá, no Paraná, atingiu em maio seu recorde de movimentação de granéis pelo Corredor de Exportação. Foram 1,77 milhão de toneladas de soja e farelo de soja exportadas num único mês. O número ultrapassa a antiga marca, registrado em abril de 2003, de 1,75 milhão de toneladas.

? Como faltam dois dias ainda para serem computados nesta estatística, deveremos fechar o mês de maio com 1,8 milhão de toneladas exportadas pelo Corredor de Exportação ? diz o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.

A maior parte do volume exportado em maio é de soja: 1,16 milhão de toneladas, o que representa alta de 47% em relação a maio de 2010, quando foram exportadas 788 mil toneladas do grão.

De acordo com o secretário o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, José Richa Filho, o Paraná está trabalhando com o governo federal para resgatar investimentos para o porto.

Paralelamente aos projetos de ampliação da capacidade, a secretaria tem trabalhado nos projetos de melhoria na infraestutura de acesso ao Porto. A ideia é criar uma nova alternativa de acesso ao terminal, além da BR-277. A secretaria trabalha ainda, em parceria com o governo do Mato Grosso do Sul, para concretizar a implantação da ligação ferroviária de Maracaju ao Porto de Paranaguá.