O VTS é um sistema de gerenciamento e monitoramento eletrônico, já utilizado no exterior, que dá mais subsídios para a autoridade marítima verificar as condições de navegabilidade. De acordo com as definições da Marinha, o VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de monitorar o tráfego aquaviário, com o objetivo de ampliara segurança da vida humana no mar.
O sistema também permite intensificar a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes em grandes proporções. Para o capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, o sistema vai trazer benefícios à atividade portuária.
? Com o sistema, será possível trazer mais eficiência no controle das operações portuárias e aumentar a segurança na navegação, além de permitir que o Porto de Paranaguá possa atingir as metas de segurança que precisa ? disse.
De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton
Vidal Maron, o sistema reúne dados meteorológicos e oceanográficos, além de outras informações ambientais, e dá condições para que as autoridades portuárias gerenciem melhor o controle de tráfego de navios.
?A implantação do VTS em Paranaguá integra nosso programa de modernização. Ele será implantado paulatinamente e nos coloca em sintonia com as demandas do governo federal ? ressaltou Maron.
No Brasil, o VTS foi normatizado pela Marinha do Brasil e pela Secretaria de Portos (SEP). À SEP coube também a função de estudos, coordenação e gerência dos projetos de implantação do VTS. Em esforço conjunto com a Autoridade Portuária, que administra cada um dos portos públicos, a SEP gerenciará a implantação dos sistemas de monitoração.
? A necessidade do conhecimento de todos os dados com relação ao meio ambiente é muito importante para a eficiência das operações portuárias, para que nenhum tipo de acidente ou sinistro aconteça durante essas operações e para que o porto possa melhor aproveitar toda a sua capacidade ? afirmou Neves.
O comandante Alberto Pedrassani Costa Neves, que apresentou o estudo à Appa, irá assumir uma cadeira no Conselho da Organização Hidrográfica Internacional que tem sede em Mônaco e ocupará o cargo de Assistente Técnico. É a primeira vez que um brasileiro assume esse cargo.