Nesse período, 31,5 milhões de toneladas foram destinadas à exportação, valor 7,9% superior ao que ocorreu no primeiro semestre de 2011. O restante, cerca de 15,5 milhões de toneladas, foi movimentado na importação, que apresentou uma redução de 5,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A soja em grãos foi a carga mais movimentada, com 9,97 milhões de toneladas, seguida pelo açúcar, com 5,16 milhões de toneladas.
Na operação de contêineres, o Porto de Santos apresentou crescimento de 8,1%, movimentando 1,5 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano. Segundo a Codesp, o crescimento é importante porque os contêineres, muito usados para acondicionar cargas de maior valor agregado, como café, carne bovina e peças de carro, têm grande influência na contribuição do porto para a balança comercial brasileira.
Entre janeiro e junho, as cargas movimentadas em Santos totalizaram US$ 57 bilhões em valor comercial, somando-se importações e exportações. Com isso, cresceu a contribuição do Porto de Santos para o comércio exterior brasileiro, passando de 24,1% no primeiro semestre do ano passado para 25,1% este ano.