Potencial da Indicação Geográfica para promoção de produtos brasileiros é discutido no RS

Quatro regiões já têm a distinção e outras 15 devem recebê-la até 2010O potencial da Indicação Geográfica para a conquista de mercados pelo Brasil e o reconhecimento de produtos brasileiros no Exterior é tema de um seminário que ocorre até esta quinta, dia 9, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O sistema já é realidade em quatro regiões do país e deve chegar a mais de 15 até 2010.

 

O café produzido na altitude do Cerrado mineiro é conhecido por seu sabor diferenciado. Além desta, outras três regiões brasileiras têm certificado de indicação geográfica: os vinhos do Vale dos Vinhedos, na Serra gaúcha, a cachaça de Paraty, no litoral fluminense e a carne do Pampa gaúcho. Todos estão registrados pelo Inpi.

? É uma estratégia que permite agregação para produtos tradicionais brasileiros de grande escala ou para produtos em pequena escala e grande especificidade ? explica o presidente do Inpi, Jorge Ávila.
  
Para as outras 13 regiões brasileiras que aguardam o reconhecimento do Inpi, a tramitação do processo pode levar mais de um ano. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também auxilia as comunidades nessa missão.

O chefe da unidade Clima Temperado da Embrapa, Waldyr Júnior ressalta que para ganhar destaque no cenário do turismo e comércio dentro e fora do país, o primeiro passo é a organização.
 
? Começa com a organização dos produtores, passa pela sistematização das informações e características do local e depois, pela qualificação dos sistemas de produção ? diz .