Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pouca abrangência do seguro agrícola preocupa produtores de Goiás

Pecuaristas querem mudança no modelo de coberturaA pouca abrangência do seguro agrícola para amparar o produtor em caso de perdas na safra plantada preocupa agricultores que contrataram o serviço. De acordo com o presidente da Comissão de Grãos, Fibras e Oleaginosas da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Lécio Maróstica, no atual formato, o seguro oferece mais garantias às instituições financeiras do que ao produtor. Os pecuaristas querem que o modelo da cobertura seja modificado.

O alto preço do diesel também foi debatido em reunião da Comissão de Grãos da Faeg nesta quinta, dia 15. O custo do barril de petróleo caiu de US$ 140 para US$ 40 e o valor do litro do combustível continua o mesmo para o consumidor brasileiro. Para Alécio, a conta tem que ser revista, porque a não redução do preço dos combustíveis derivados do petróleo tende a contribuir com o aumento dos custos de produção do produtor rural.

A perspectiva dos produtores de grãos é de que a safra de 2008/2009 será menor porque a estiagem foi severa em muitas regiões do Estado e vai afetar a produção de soja. No caso do milho, haverá queda na produção devido aos ataques da lagarta do cartucho. Em relação à safrinha, a previsão era de queda na área plantada, mas os produtores sinalizaram que a área plantada deste ano será semelhante à de 2008.

Sair da versão mobile