Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PR: região oeste já plantou 90% da área estimada

Atraso nas chuvas, no inicio da safra, não atrapalhou e a expectativa é de uma produtividade bem mais elevada que o ano anterior

A região oeste do Paraná é uma das mais avançadas no plantio da soja no estado, com praticamente 90% da área já semeada. Apesar de alguns problemas com o clima no inicio da safra, os produtores estão otimistas em relação ao aumento da produtividade.

O plantio da soja no Paraná, na temporada 2016/2017, segue em ritmo acelerado. O estado semeou até o momento 38% da área total estimada de 5,4 milhões de hectares. Na média histórica os paranaenses cultivam 29%, e no ano passado plantou 34%. A região mais avançada neste sentido é a oeste com pelo menos 90% da safra já plantada.

Apesar dos problemas relatados no inicio da safra com a estiagem, a expectativa é de altas produtividades para o ano. Na propriedade de Jair Berta, os 110 hectares foram plantados durante o período de estiagem, na última semana de setembro. Mas ele deu sorte, a chuva chegou e salvou a lavoura. “Ela veio em boa hora e finalizei a área que faltava plantar, prevendo que a chuva viria dois dias após o término da semeadura. E veio mesmo, foi pontual”, conta ele.

Saiba como está o plantio pelo Brasil:
Plantio da soja segue mais adiantado que a média histórica

Com a baixa do preço da soja no mercado internacional, muitos produtores investiram em fertilizantes e equipamentos para tentar aumentar a produtividade. E mesmo com a alta de 15% nos custos de produção, Berta fez as contas e resolveu aplicar 250 quilos a mais de adubo na lavoura. “Vendi os produtos anteriores a preços bons, que favoreceram. Então, com esta gordura acumulada, investi mais para tentar atingir uma maior produtividade em relação ao ano anterior”, garantiu ele.

No ano anterior a produtividade média de Berta foi de 67 sacas por hectare e ele pretende chegar a pelo menos 80 sacas nesta safra. “Quero ver se com este investimento consigo elevar minha produtividade”, conta ele.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile