Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pragas atingem 10% da área de milho da China

Segundo o Ministério da Agricultura do país, infestação é a mais séria em uma décadaA produção de milho da China em 2012 deve cair abaixo das expectativas anteriores devido a uma infestação de lagartas, o que deve estimular ainda mais a alta dos preços provocada pela estiagem em grandes produtores do grão, como os Estados Unidos.

Alguns analistas preveem que a China possa perder até quatro milhões de toneladas de sua próxima colheita devido às pragas. Assim, a safra somaria 197 milhões de toneladas, ainda um número recorde.

Cerca de 10% da área plantada com milho no país foi atingida por lagartas, que podem devastar lavouras. A infestação é a mais séria em uma década, afirmou o Ministério da Agricultura chinês. A China é o segundo maior consumidor global do grão. Até esta terça, dia 14, cerca de 3,3 milhões de hectares haviam sido atingidos, com cerca de 430 mil hectares registrando uma infestação “séria”, disse o órgão em nota.

As áreas afetadas incluem as províncias de Heilongjiang, Jilin, Liaoning e Hebei, assim como a região autônoma da Mongólia Interior, disse o ministério. Juntas, essas regiões são responsáveis por cerca de 45% da produção total de milho na China.

O analista Ma Wenfeng, da Beijing Orient Agri-business Consultant, disse que a razão para o alastramento da praga foi o excesso de chuvas.

— Isso terá um impacto mínimo no saldo de oferta e demanda de milho na China — disse Ma, lembrando os altos estoques e importações do governo no primeiro semestre de 2012.

O Centro Nacional e Informações sobre Grãos e Óleos revisou para baixo nesta quarta, dia 15, sua estimativa para a safra 2012 do país, de 197,5 milhões para 197 milhões de toneladas.

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) prevê que as importações chinesas em 2012/13 atinjam cinco milhões de toneladas. Mas as compras externas podem ser maiores se as lagartas causarem mais estragos.

O acontecimento favoreceu fabricantes de pesticidas, como a Jiangsu Lanfeng Biochemical e a Shenzhen Noposion Pesticide, cujas ações subiram nos últimos dois dias.

Sair da versão mobile