Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Praticidade de produtos prontos favorece queda no consumo de hortaliças, diz estudo

Pesquisa do Cepea mostra que brasileiros estão consumindo menos tomate, batata e cebola em casaHortaliças como tomate, batata e cebola, estão cada vez menos presentes nas casas dos brasileiros. Segundo a análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução foi de quase dois quilos por pessoa entre 2002 e 2008, fechando em cerca de 27 quilos. A coordenadora do estudo, Margarete Boteon, acredita que a praticidade dos produtos prontos e o consumo de alimentos fora de casa foram determinante

? A dona de casa está comprando menos batata in natura para preparar em casa. Isso não significa que o consumo global de batata, com todos os seus derivados, diminuiu. O que aconteceu na batata foi uma mudança de perfil do consumidor, que hoje busca uma questão de conveniência, de produtos mais práticos ? explica.

Os consumidores confirmam esta tendência. O marceneiro Dionísio Ferrari comenta que, em casa, são só ele e a esposa.

? Não é alto o consumo porque somos só eu e a minha mulher em casa. Eu trabalho fora e ela fica sozinha, mas é dentro de um padrão ? diz.

Por outro lado, as frutas têm sido mais consumidas nos lares brasileiros. A alta foi de mais de 4 quilos. Enquanto em 2002 a média consumida em casa era de 24,5 quilos por pessoa, em 2008, passou para quase 29 quilos. Segundo a pesquisadora, o crescimento é reflexo do aumento da renda do brasileiro.

 

Sair da versão mobile