Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SANIDADE ANIMAL

Prazo de vacinação obrigatória contra brucelose é prorrogado em Mato Grosso

Pecuaristas possuem até o dia 2 de agosto para apresentar o atestado de vacinação ao Indea-MT

A vacinação contra a brucelose em bezerras de três a oito meses em Mato Grosso foi prorrogada. A informação é do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT). Com a mudança, os pecuaristas terão até o dia 31 de julho para adquirir e providenciar a aplicação da imunização.

A prorrogação foi definida para todo o país em virtude da falta de vacina contra a brucelose. O Indea-MT pontua que os pecuaristas possuem até o dia 2 de agosto para apresentar à autarquia o atestado de vacinação contra brucelose, emitido por médico veterinário.

A estimativa é que em Mato Grosso sejam imunizadas contra a brucelose cerca de quatro milhões de bezerras. Levantamento do Indea-MT aponta para o estado um rebanho bovino de aproximadamente 34,3 milhões de animais.

O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal, no valor de R$ 229,76.

Importância da imunização contra a brucelose

A brucelose é considerada uma doença perigosa, que traz prejuízos tanto para a saúde animal quanto pública, explica o coordenador de Sanidade Animal do Indea, João Marcelo Néspoli. Ainda segundo ele, na vaca pode causar aborto do feto e retenção de placenta depois do parto, e no touro pode ter uma inflamação nos testículos e ficar estéril.

“Nos humanos, se uma pessoa tomar um leite cru de vaca com brucelose ela pode adoecer. E quem lida diariamente com o animal está mais exposto à doença pelo contato com secreções e restos de parto e aborto de vaca doente, que tem grande quantidade de bactéria da brucelose”, relata o médico veterinário do Indea.

 

Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)

____________________

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile