Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prazo para entrega do Imposto Territorial Rural termina na segunda, dia 30

Declaração é obrigatória para os proprietários rurais com áreas acima de 30 hectaresO prazo para entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), do exercício 2013, para a Receita Federal, termina nesta segunda, dia 30 de setembro. A declaração é obrigatória para pessoa física e jurídica, que seja proprietária de imóveis rurais, titular, possuidora ou para aqueles que somente usufruem da propriedade. A área em questão deve ter mais de 30 hectares.

>> Consulte aqui a Instrução Normativa nº 1.380, de 31 de julho de 2013, que dispõe sobre a apresentação da declaração do ITR

Caso o prazo da declaração não seja cumprido, o produtor pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto , não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50,00 no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50,00.

Quem não fizer a declaração do ITR fica impedido de tirar a certidão negativa de débitos, que é um documento necessário para o financiamento agrícola e o registro de compra e venda da propriedade.

A declaração só pode ser feita pela internet, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o Programa Gerador de Declaração do ITR.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo alerta que o imposto varia de 0,03% a 20% sobre o valor da terra nua. Para calcular o imposto devido, o produtor pode acessar o site do IEA e buscar Banco de Dados na barra de menu. Na próxima tela, escolher no atalho denominado Terra Rural, o ícone Valor da Terra Nua. Depois, é só definir o tipo de propriedade, o período (para o cálculo do imposto, usar dados referentes a junho de 2013) e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR). Caso não saiba a qual EDR pertence o município em que a propriedade se encontra, o produtor pode buscar no atalho “Consultar EDR”, que se encontra à direita na tela.

Leia ainda:

>>Especialista tira dúvidas sobre a declaração do Imposto Territorial Rural

Sair da versão mobile