Prazo para renegociação das dívidas poderá ser prorrogado

Resolução deverá dar mais tempo para que bancos e produtores rurais possam reexaminar a nova legislação sobre o reescalonamento de débitosO Conselho Monetário Nacional poderá decidir prorrogar o prazo para a renegociação das dívidas agrícolas, que termina nesta terça, dia 30. A prorrogação, que poderá ser de 30 ou 60 dias, deverá ser anunciada até esta terça. Se a prorrogação for mesmo confirmada, bancos e produtores rurais  terão mais tempo para reexaminar a nova legislação a respeito da renegociação das dívidas, avalia o vice-presidente de Agronegócio do Branco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto.

De acordo com Guedes, apesar de os bancos estarem diminuindo a concessão de créditos em função da crise internacional, o Banco do Brasil já aumentou em 25% o volume de financiamento concedido aos produtores rurais, em relação ao mesmo período do ano passado.

Os produtores rurais, agricultores familiares e beneficiários da reforma agrária interessados em aderir à renegociação das dívidas de operações de crédito rural, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera) devem preencher o pedido e entregá-lo formalmente ao banco. Também é preciso solicitar um documento que comprove a adesão.