Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prazo para renegociação de dívidas do Fundo de Terras termina dia 15 de dezembro

Agricultores poderão usufruir dos novos benefícios do programa, como a redução da taxa de jurosOs beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Banco da Terra e Cédula da Terra, têm até o dia 15 de dezembro para aderir à renegociação de suas dívidas. A medida foi adotada pelo Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução 3.806. De acordo com a resolução, os agricultores que desejarem renegociar suas dívidas do Fundo de Terras deverão procurar o agente financeiro para dar início ao processo, podendo usufruir dos novos benefícios do Programa como o caso da redução da t

? Além disso, temos ainda os descontos concedidos pelos pagamentos efetuados até o vencimento. Estes podem chegar a 40%, conforme a localização do imóvel ? explica o assessor do Departamento de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Márcio Silva.

Individualização do Banco da Terra

A Resolução possibilita a individualização dos contratos de financiamento dos beneficiários do extinto Programa Banco da Terra. Os agricultores que tiveram contratos celebrados até 7 de maio de 2004 e que estiverem com os pagamentos em dia podem solicitar a sua individualização a qualquer tempo dentro do prazo contratual de financiamento. No passado, os contratos permitiam que os empréstimos fossem concedidos a grupos de pessoas. Se uma delas não honrasse o pagamento, todo o grupo era responsabilizado.

Os beneficiários que, por qualquer razão, estejam inadimplentes, têm até o dia 15 de dezembro para fazer  a adesão e a formalização até 30 de dezembro de 2009, seguindo os critérios de renegociação.

Com a individualização, cada beneficiado responderá apenas pela parcela da dívida que lhe couber, desobrigando-o do pagamento que recaia sobre os demais devedores. A instituição financeira, neste caso, deve renunciar à solidariedade contratual do crédito em relação a todos os outros mutuários. A individualização da operação será efetivada pelo saldo devedor atualizado.
 
Os beneficiários poderão alterar as datas de vencimento das parcelas dos contratos, desde que justifiquem e comprovem que houve alteração de seu cronograma de receitas, em virtude de mudança de suas atividades ou dos seus sistemas de produção,  a partir de 2010. Para isto, o beneficiário deverá apresentar ao agente financeiro, justificativa quanto ao período de aquisição de renda de seu projeto e documento de autorização da Unidade Técnica Estadual (UTE).

Sair da versão mobile