Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pré-acordo entre Brasil e EUA pode suspender retaliação a produção americana de algodão até 2012

Documento será apresentado nesta quinta à CamexNegociadores de Brasil e Estados Unidos chegaram nesta quarta, dia 16, a um "pré-acordo" que pode evitar a retaliação brasileira a produtos americanos. O documento será apresentado nesta quinta, dia 17, aos sete ministros que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex).

? Não é uma solução para a controvérsia, mas um roteiro que deve ser seguido até 2012 ? explicou o diretor do departamento econômico do Itamaraty, Carlos Cosendey. Ele não entrou em detalhes sobre o teor do texto.

Se os ministros concordarem com o que foi acertado entre os negociadores, a retaliação fica suspensa até 2012, quando o Congresso dos Estados Unidos vai discutir a renovação da Farm Bill (Lei Agrícola americana).

O Brasil venceu uma disputa contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), que condenou os subsídios americanos aos produtores do algodão. Como os EUA se recusaram a retirar os subsídios, a OMC autorizou o Brasil a aplicar uma retaliação de US$ 829 milhões, em sobretaxas à importação de produtos e quebra de direitos de propriedade intelectual. Em abril, quando o Brasil se preparava para elevar as tarifas de importação de 102 produtores americanos, os EUA pediram para adiar a retaliação.

Sair da versão mobile