O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que é preciso regras mais claras para o financiamento e seguro agrícola na definição do Plano Safra. “Deve ser plurianual para não se ter este estresse de todo ano (se perguntar) se vai ter crédito ou não. Porque tudo tem data, a agricultura tem de plantar, colher, tem safra, safrinha… É muito profissionalizado e rápido, não pode esperar”, afirmou Alckmin em entrevista a jornalistas durante a reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), nesta sexta-feira, dia 19, em São Paulo.
O governador ressaltou mais uma vez que o setor tem se destacado neste período de crise econômica no país e citou que, em São Paulo, até o segmento sucroenergético, que vinha enfrentando sua pior crise da história, também está mostrando sinais de recuperação.
Alckmin ponderou que ainda é preciso avançar em questões como defesa vegetal e animal, infraestrutura e logística. Ele afirmou que está atualmente licitando com o governo federal uma obra para aliviar o principal gargalo da Hidrovia Tietê-Paraná, o pedral de Avanhandava, que impede a navegação de longos percursos em períodos de seca. De acordo com ele, a hidrovia deve transportar 7 milhões de toneladas de produtos agropecuários ao longo de 2016.