Preço do açúcar cai 1,76% devido a baixa na demanda e oferta em alta

Compras antecipadas dificultam reação do mercado spotCom a finalização das férias coletivas de muitas empresas consumidoras de açúcar, esperava-se que a movimentação no mercado interno voltasse a se aquecer. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento da demanda era esperado também pelo fato de que a baixa liquidez no mercado spot (com entrega imediata e pagamento à vista) vem sendo observada desde meados de outubro de 2011. No entanto, até a semana passada, indústrias, atacadistas e empaco

Compradores de forma geral, influenciados pelos relatos de quebra da safra 2011/2012, preveniram-se para o período de entressafra – via contratos ou estoques. Segundo informações do Cepea, as unidades que ainda possuem lotes de açúcar para serem liquidados se mostraram interessadas em negociar. Mas, diante de poucos compradores, a oferta acabou se sobressaindo diante da demanda.

Dessa forma, os preços de venda acabaram cedendo, principalmente quando a negociação envolvia maiores quantidades. Na terça, dia 17, o Indicador de Açúcar Cristal Cepea/Esalq (mercado paulista) fechou a R$ 61,25 a saca de 50 quilos, apresentando queda de 1,76% sobre a terça anterior.