A carne suína liderou a queda, com baixa de 15,15% no período. Batata (-14,38%), laranja para indústria (-11,11%) e tomate para mesa (-6,53%) completaram as principais baixas na segunda quadrissemana de setembro entre todos os 20 produtos agropecuários avaliados pelo IEA.
A queda na carne suína foi explicada, segundo o IEA, pelas incertezas comerciais em relação às barreiras sanitárias impostas pela Rússia, que trouxeram um adiantamento das compras em agosto pelos importadores e uma menor demanda em setembro. Os preços de batata e tomate caíram pelo aumento da oferta e os da laranja recuaram pelo impacto do dólar baixo no preço do suco da fruta para a indústria.
Entre os produtos que tiveram as maiores altas na segunda quadrissemana de setembro estão banana nanica, (19,46%), feijão (13,36%), café (9,53%) e arroz (8,46%). No total, na segunda quadrissemana de setembro 11 produtos apresentaram queda de preços, seis de origem vegetal e cinco de origem animal, e nove tiveram altas (oito de origem vegetal e um animal).