Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço agropecuário cai 1,29% na terceira quadrissemana de setembro em São Paulo, mostra IEA

IqPR-V fechou com variação negativa de 0,66%. Já o IqPR-A caiu 2,96%O Índice quadrissemanal de Preços Recebidos (IqPR) pelo produtor rural de São Paulo caiu 1,29% na terceira quadrissemana de setembro, mostra levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O IqPR-V (produtos de origem vegetal) fechou com variação negativa de 0,66%. O IqPR-A (produtos de origem animal) caiu 2,96%.

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, por causa da sua importância na ponderação dos produtos, o IqPR fecha com queda maior, de 2,26%. Já o IqPR-V (cálculo somente dos produtos vegetais) fecha com baixa de 1,52%.

Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na quadrissemana foram café (14,57%), feijão (8,72%), banana nanica (8,54%), soja (4,77%) e arroz (3,49%).

“Para o café, os preços em alta decorrem da pressão da demanda interna e da reação do câmbio, em função da desvalorização da moeda brasileira nas últimas semanas, que catapultaram os preços recebidos pelos cafeicultores”, explica o IEA.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na quadrissemana foram laranja para indústria (14,21%), carne suína (12,56%), batata (10,43%), tomate para mesa (6,37%), ovos (5,22%) e trigo (3,24%).

“A queda dos preços da laranja para indústria decorre da magnitude da safra colhida, com as agroindústrias operando em plena colheita, no limite da sua capacidade de moagem e em uma realidade de demanda interna plenamente abastecida, conduzindo a queda expressiva dos preços, atingindo patamares críticos para os produtores”, mostra o IEA.

No período analisado, nove produtos apresentaram alta de preços (oito de origem vegetal e um de origem animal) e 11 apresentaram queda (seis de origem vegetal e cinco de origem animal).

Sair da versão mobile