Preço agropecuário em São Paulo cai 0,94% na primeira semana de março

Cotação da cana-de-açúcar amenizou a queda do índiceO Índice de Preços Recebidos pelo produtor de São Paulo (IqPR) recuou 0,94% na primeira quadrissemana de março, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA). O IqPR-V (índice de produtos de origem vegetal) apontou baixa de 2,45%, e o IqPR-A (produtos de origem animal) subiu 3,08%.

De acordo com o IEA, se a cana-de-açúcar, principal cultura paulista, não fosse considerada, o IqPR teria queda de 1,47% no período e o IqPR-V baixa de 6,39% na primeira quadrissemana de março.

Os produtos do IqPR com maiores altas foram: carne de frango (10,87%), ovos (8,29%), arroz (5,04%) e amendoim (4,33%). Segundo o IEA, a alta no frango é uma recuperação, após período de preços abaixo do custo de produção. A alta na cotação do ovo ocorre por conta do aumento da demanda, a do arroz pela redução na oferta do Rio Grande do Sul e a do amendoim pela queda nos estoques.

Já os produtos que tiveram as maiores quedas na primeira quadrissemana deste mês foram tomate para mesa (44,22%), batata (20,17%), café (9,50%) e banana nanica (6,32%). No período, sete produtos apresentaram alta de preços (cinco de origem vegetal e dois de origem animal) e 13 apresentaram queda (nove de origem vegetal e quatro de origem animal).

Agência Estado