Preço agropecuário sobe 2,34% na primeira quadrissemana de dezembro, diz IEA

Enquanto o IqPR-V encerrou com elevação de 1,39%, o IqPR-A fechou em alta de 4,69%O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,34% na primeira quadrissemana de dezembro, de acordo com levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O IqPR-V (produtos de origem vegetal) encerrou com elevação de 1,39%, e o IqPR-A (produtos de origem animal) fechou em alta de 4,69%.

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice geral (devido a sua importância na ponderação dos produtos), o IqPR fecha com alta de 2,26%, mas o IqPR-V (produtos vegetais) cai 0,05%.

? A presença da cana de açúcar ajuda a explicar a alta dos preços agropecuários dos produtos de origem vegetal no período ? diz o IEA em nota.

Os produtos do IqPR que registraram as maiores altas na quadrissemana foram: milho (10,10%), carne suína (8,48%), carne de frango (6,81%), café (6,50%) e carne bovina (5,12%).

O preço do milho vem aumentando em decorrência de pressões do mercado internacional face aos baixos estoques de passagens mundiais. A carne bovina, mesmo com o aumento da oferta de animais nos frigoríficos e a redução das cotações da última semana, apresenta no começo de dezembro preço médio maior que aquele vigente no início de novembro. O preço da carne bovina acabou puxando os valores das demais proteínas.

Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços na primeira quadrissemana de dezembro foram: feijão (14,38%), banana nanica (14,37%) e tomate para mesa (12,73%). A queda dos preços do feijão se deve à entrada da colheita da safra das águas. Na última semana, o maior volume de grão disponível fez os preços despencar na principal região produtora paulista, fato que será refletido nas próximas semanas, segundo o IEA.

No período analisado pelo IEA, nove produtos apresentaram alta de preços (cinco de origem vegetal e quatro de origem animal) e 10 apresentaram queda (oito de origem vegetal e dois de origem animal).