>> Leia mais notícias do setor
O contrato de algodão com vencimento para julho de 2014 sofreu altas consecutivas na segunda, dia 13. As exportações americanas foram o principal motivo para impulsionar a valorização, pois na semana anterior os Estados Unidos tinham registrado 68 mil fardos contra 223 mil da semana passada, mais que o triplo do volume. O principal comprador foi o Vietnã, diversificando as vendas e retirando o foco da China. A alta foi de 3% na semana passada.
Frete
Nos últimos 30 dias houve ligeira queda nos preços do frete das praças de Mato Grosso para São Paulo e para os portos. O principal motivo foi que, após a época de festas, havia pouca disponibilidade de caminhões, agora há mais oferta. De Primavera do Leste a São Paulo, a queda foi de 4,8%, ficando em R$ 300/t de pluma transportada. Já de Sorriso a São Paulo a queda foi menor, ficando em 0,8% no mês, R$ 322,5 a toneladas.
Plantio no Estado
O plantio de algodão da safra 2013/2014 em Mato Grosso atingiu 53,6% da área total prevista para o cultivo da fibra, que é de 582 mil hectares em todo o Estado. A estimativa é de 29% de aumento em relação à área semeada da safra anterior, que totalizou 452 mil hectares em Mato Grosso. Enquanto na atual safra o plantio já atinge 312 mil hectares, nesta mesma época da safra anterior esse número era de pouco mais de 212 mil hectares.
Nas últimas cinco safras, a 2013/2014 é a terceira maior em área plantada e deve se encerrar na última quinzena de fevereiro. Alguns produtores iniciaram o plantio da segunda safra. O volume de chuva tem sido alto, porém concentrado em determinado período do dia, o que não atrapalha o processo de plantio.