Preço da arroba do boi gordo cai na maioria das regiões do Brasil em junho, diz Cepea

Indicador Esalq/BM&FBovespa teve baixa de 2,49% no acumulado do mêsOs preços da arroba de boi gordo têm registrado ligeiras quedas diárias, tanto no mercado de São Paulo quanto na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

As recentes baixas nos preços estiveram atreladas à entrega de alguns lotes a valores menores por parte de pecuaristas. Apesar da resistência dos vendedores, o clima mais seco tem piorado a situação das pastagens e alguns pecuaristas se vêem obrigados a negociar seus últimos lotes.

Do lado comprador, as escalas de muitos frigoríficos continuam curtas. Mesmo assim, diante das entregas de alguns lotes a valores mais baixos por parte dos vendedores, compradores pressionam as cotações da arroba.

De 15 a 22 de junho, o Indicador do boi gordo Esalq/BM&FBovespa (à vista, CDI ? São Paulo, com Funrural) teve baixa de 0,71%, passando para R$ 96,15 nessa quarta, dia 22.

No acumulado de junho, até o dia 22, o Indicador registra baixa de 2,49%. No mercado atacadista da Grande São Paulo, nos últimos dias, o volume de negociações foi considerado bastante baixo por operadores consultados pelo Cepea. Esse cenário acentuou as quedas nos preços dos cortes. Agentes comentam que, mesmo com oferta reduzida de boi, o volume de carne disponibilizado ao atacado ainda é superior à demanda.