Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço do gás eleva custo dos insumos para 2ª safra do milho; veja análise

A alta ocorre às vésperas da plantação da segunda safra de milho, que deve ser iniciada entre janeiro e março do ano que vem

O preço de gás natural tem subido nos últimos dias. O gás é a principal matéria-prima para a produção de amônia, que dá origem à uréia e ao nitrato de amônia, utilizados na produção de fertilizantes.

A alta ocorre às vésperas da plantação da segunda safra de milho, que deve ser iniciada entre janeiro e março do ano que vem.

O analista do mercado de fertilizantes Marcelo Mello, da StoneX, observa que os preços do gás natural atingiram um pico nos últimos quinze dias, levando produtores na Europa a diminuir e parar a produção.

“A queda na produção já foi de quatro a cinco milhões de toneladas de nitrogenados, num momento muito inadequado porque estamos na hora de começar as compras e os preço ewstão subindo muito — no Brasil, a alta já foi de 20%, em alguns lugares chegou a 30%”, observa Mello.

O especialista pondera, no entanto, que a alta de preços não é uma tendência para o ano que vem. “O gás natural costuma subir muito no inverno, nos países do norte, em função da calefação. E essa demanda ainda não chegou”, ele diz.

“Nos próximos meses, até março, devemos ter preços pressionados pelo gás natural, mas isso não é uma tendência a longo prazo”, afirma Mello. “Recomendamos ao produtor há muito tempo a compra antecipada, o mais rápido possível”, acrescenta.

Sair da versão mobile