Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço dos alimentos deve retomar alta no IPC-S em março, diz FGV

Após fechar janeiro com alta de 0,47%, grupo registrou deflação de 0,02% em fevereiroOs preços do grupo Alimentação devem retornar ao campo positivo em março, depois de terem registrado queda nas duas últimas quadrissemanas de fevereiro, no âmbito do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S). A avaliação foi feita nesta quinta, dia 1º, pelo coordenador do IPC-S e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Picchetti. Após fechar janeiro com alta de 0,47%, o grupo registrou variações de 0,24%, 0,02%, -0,09% nas últimas três quadrissemanas de fevereiro para então fe

A despeito do grupo em janeiro ter registrado alívio nos preços, destoando do padrão histórico – preços de alimentos em alta, sobretudo in natura -, Picchetti diz que é comum os preços de alimentos recuarem em fevereiro e retomarem alta em março.

— Há um padrão claro de sazonalidade, que é de alta em janeiro, queda em fevereiro e retomada da alta em março — explicou, acrescentando que o recuo de preços de itens como carnes, hortaliças, legumes e frutas visto recentemente está perdendo força.

No entender do pesquisador, a pressão de Alimentação será decisiva para remover o IPC-S do atual nível de 0,24% em fevereiro para 0,40% em março. Também deve ter contribuição importante na aceleração do IPC-S o grupo Habitação, cuja alta passou de 0,31% para 0,53%, entre a terceira quadrissemana e o fechamento do mês passado. Em janeiro, havia subido 0,33%.

Sair da versão mobile