Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço dos fertilizantes eleva custo total da cafeicultura no segundo trimestre

Aumento médio do Custo Operacional Total foi de 0,70%; gastos com fertilizantes, entre abril e junho deste ano, foram responsáveis por 22,48% do total do COTO Custo Operacional Total (COT) na produção de café arábica apresentou aumento médio de 0,70% no segundo trimestre deste ano, informou o boletim Ativos do Café, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), publicado na segunda, dia 14. A CNA identificou que os gastos com fertilizantes, entre abril e junho deste ano, foram responsáveis por 22,48% do total do COT. Porém, em duas áreas tradicionais, Abatiá (PR) e Guaxupé (MG), os custos com a utilização de fertilizantes apresentaram q

• Colheita do café em São Paulo deve terminar com perdas de 30% e preço baixo

• Preço médio do café recua 7,3% em junho, informa OIC

Nas demais regiões produtoras do café arábica – Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia – ocorreu um aumento médio de 3,74% nos custos de produção, onerando o produtor e reduzindo sua margem de lucro. Os defensivos agrícolas também influenciaram na composição final do COT e representaram, em média, 10,09% dos gastos totais do cafeicultor. Os municípios de Manhumirim e Monte Carmelo, em Minas Gerais, apresentaram resultado diferente, com redução de 0,37% e 2,34%, respectivamente, nos custos de produção dos defensivos também em razão da lavoura ser mecanizada.

Diante desse quadro, segundo o estudo da CNA, a situação financeira do produtor de café arábica foi desfavorável. Entre abril e junho deste ano, por exemplo, a partir da intensificação da colheita da safra 2013/2014, os preços médios de venda apresentaram queda de 9,80%. A margem líquida da cafeicultura foi negativa em todos os municípios onde a produção do café arábica é feita manualmente, no segundo trimestre deste ano.

A CNA destaca, no entanto, que somente será possível uma posição definitiva sobre a questão dos custos do café arábica para o produtor quando toda a colheita da safra 2013/2014 for concluída. O fato é que os preços seguiram a lei da oferta e demanda, depreciando os ganhos do cafeicultor, conclui o estudo.

• Confira aqui o boletim completo da CNA

Sair da versão mobile