Preço externo da soja sobe, mas câmbio limita repasses nacionais

Desvalorização do dólar frente ao real desfavorece vendas brasileiras ao mercado internacional

Fonte: Carlos Roberto Dellavalle Filho/Lagoa Vermelha (RS)

Os valores externos da soja em grão subiram na semana passada, mas o repasse desses aumentos aos preços internos foi limitado pela desvalorização do dólar frente ao Real. Assim, conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços internos se mantiveram praticamente estáveis no período. 

Segundo os pesquisadores, a desvalorização da moeda norte-americana frente a várias moedas atrai importadores aos Estados Unidos e desfavorece as vendas brasileiras. 

Quanto ao mercado externo, os valores foram impulsionados por chuvas na Argentina, que atrapalham a colheita e podem influenciar na produtividade das lavouras do país. Vale lembrar, segundo o Cepea, que a Argentina é a principal ofertante mundial de farelo e de óleo de soja. 

Milho

Os preços do milho registraram variações distintas entre as regiões acompanhadas pelo Cepea na semana passada. Enquanto no Centro-Oeste os valores subiram, impulsionados pela falta de chuva em muitas regiões – o que pode prejudicar a produtividade; em São Paulo, a colheita e a retração de parte dos compradores pressionaram as cotações. 

No geral, considerando-se todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, os valores registram pequenas altas. Diante disso, houve diminuição no ritmo de negócios antecipados