Com esse comportamento em 2010, o leite foi um dos principais vilões da inflação na região metropolitana de São Paulo no primeiro trimestre do ano. Ele registrou alta bastante superior ao índice geral do período (de 2,09%).
O aumento não era totalmente inesperado. O primeiro semestre de cada ano é mesmo a época em que o preço do leite costuma subir. É a entressafra do produto. Nesse período, as pastagens perdem qualidade, o que faz as vacas produzirem menos leite, explica a coordenadora do IPCA, Irene Machado.
? O problema é que este ano a entressafra começou mais cedo e parece ser mais intensa, em parte por culpa das excessivas chuvas de janeiro e fevereiro ? afirma Irene.
Por conta disso, somente em março, o leite subiu 6,96% na região metropolitana de São Paulo.
Para piorar o quadro, além da queda de produção, ainda houve no último ano um aumento da demanda pelo produto – ocasionada pelo crescimento da renda da população, que passou a consumir alimentos em maior quantidade.
? Essa é a equação perfeita para alta de preços ? diz Irene.
A previsão é que o leite ainda ficará mais caro do que já está. Tudo porque a entressafra costuma terminar só no fim do primeiro semestre, afirma Irene. As informações são do Jornal da Tarde.