Baixa remuneração do milho faz produtor de MG escolher a soja

Área semeada deve crescer 6% em 2015/2016, para 1,5 milhão de hectares

Henrique Bighetti | Uberaba (MG)

O baixo preço do milho em Minas Gerais deve estimular o plantio da soja na safra de verão. Levantamento realizado pela consultoria Safras e Mercado estima um aumento de 6% na área de soja no estado, com o cultivo de quase 1,5 milhão hectares do grão na safra 2015/2016.

– Deve ter uma substituição maior na soja pelo milho, nós não acreditamos em crescimento em cima de áreas de pecuária porque a pecuária vive um momento melhor e a transformação de áreas de pecuária mão deve ocorre com velocidade. Então esse aumento deve ocorrer muito em cima de substituição de áreas – diz o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges.

• Remuneração melhor faz agricultor trocar milho pela soja

A produção total de soja em Minas Gerais deve ultrapassar 4 milhões de toneladas, 20% a mais em relação a safra 2014/2015. Mesmo com tantas notícias positivas, o produtor precisa se preocupar com o planejamento da atividade.

– Nos últimos dois anos nós vivemos alguns momentos delicados com o clima aqui na nossa região, então o produtor precisa trabalhar com planejamento, com variedades de ciclo precoce, super precoce e algumas mais tardias, principalmente em áreas de abertura que geralmente são solos mais pobres. Se o produtor se programar ele pode ter um resultado na média melhor que o ano passado – afirma Borges.

>>> Veja mais notícias sobre soja