Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preço da soja deve cair pressionado pelo desenvolvimento da lavoura dos Estados Unidos

Farelo de soja tem boa oferta e preços recuam em junhoO bom desenvolvimento da safra 2014/15 dos Estados Unidos já mexe com o mercado externo de grãos. A semeadura da soja no país atingiu 92% de conclusão, apresentando ritmo mais adiantado que a média dos últimos cinco anos e também que a semeadura do ano passado. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

• El Niño favorece desenvolvimento de grãos nos Estados Unidos

• Acompanhe as cotações da soja

Analista Pedro Djneka comenta influência da safra americana na cotação da soja:

Clique aqui para ver o vídeo

Farelo de soja

As cotações do farelo de soja na Bolsa de Chicago (CBOT) estão com a média do primeiro semestre deste ano 24% mais elevada que no mesmo período de 2013. Apesar disso, a variação positiva ocorrida em junho de 2013 não ocorre neste ano. Isso porque, no ano passado, os baixos estoques finais do farelo da safra 2012/13, tanto nos EUA como no mundo, sustentaram a alta nas cotações em junho. Neste ano, os estoques menos apertados do farelo fizeram com que suas cotações na CBOT recuassem 9% do início de junho até este momento, com preço atual próximo a R$ 1.150,00/t.

O preço do produto em Mato Grosso também vem apresentando queda de 9% do início de junho até agora, com as cotações da última semana abaixo de R$ 1.000/t, seguindo o movimento do mercado externo e demanda interna menor. Esse recuo pode servir como mais um fundamento para a queda do grão da soja no mercado externo. 

Sair da versão mobile