Preços do algodão registram altas consecutivas há seis semanas

Apesar da boa safra do ano passado, as exportações dos últimos meses reduziram a disponibilidade interna, valorizando o produtoAs cotações do algodão em pluma no mercado nacional apresentam sucessivas elevações há cerca de um mês e meio, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Entre os dias 26 de março e 2 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em oito dias subiu 1,77%, fechando a R$ 2,176/libra-peso na terça, dia 2.

Apesar da boa safra do ano passado, as exportações dos últimos meses reduziram a disponibilidade interna, ao mesmo tempo em que indústrias precisaram se reabastecer. Além disso, produtores já comprometeram boa parte da próxima colheita com exportação.

Nesse cenário, indústrias começam a pleitear a eliminação da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de 200 mil toneladas nos próximos meses para abastecer os estoques. Nas condições atuais, importar está saindo mais caro do que adquirir o produto no mercado doméstico, dizem os pesquisadores.

>>Acesse o site de Cotação do RuralBR