Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços de alimentos sobem cerca de 1% em fevereiro no mundo

Resultado se deve principalmente ao encarecimento do açúcar, dos óleos e dos cereaisOs preços mundiais dos alimentos aumentaram cerca de 1% em fevereiro, puxados pelo encarecimento do açúcar, dos óleos e dos cereais, embora os produtos lácteos tenham se desvalorizado ligeiramente depois de uma forte alta em janeiro, informou nesta quinta, dia 8, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O índice de preço dos alimentos da FAO, que mede a variação mensal das cotações internacionais de uma cesta de commodities alimentícias, teve alta de 2,4 pontos ante janeiro, alcançando um novo nível de 215 pontos. O indicador agora está 10%, ou 23 pontos, abaixo do pico observado em fevereiro de 2011.

A inflação dos alimentos subiu para o topo da agenda internacional, à medida que os preços registraram sucessivas máximas recordes no começo do ano passado em meio às preocupações sobre a oferta global de cereais, açúcar e cacau, antes de caírem por cinco meses consecutivos, no mais longo declínio em mais de dois anos.

O índice de preços do açúcar aumentou para 342 pontos em fevereiro, alta de 2,4% frente ao mês anterior, devido ao clima desfavorável no Brasil, maior produtor e exportador da commodity no mundo, e aos temores sobre atrasos na colheita e um aperto da oferta no curto prazo. No entanto, uma ampla produção na Índia, União Europeia (UE), Tailândia e Rússia impediu as cotações de subirem ainda mais, de acordo com a organização.

O indicador de cereais avançou para 227 pontos no mês passado, superando em 2% o nível observado em janeiro, conforme o mercado de trigo foi sustentado por um aperto da oferta e por preocupações sobre os efeitos de um frio severo às safras deste ano da Europa e da ex-União Soviética. Os preços do milho também subiram devido à demanda mais forte por importações da Ásia, aos temores sobre a produção da América do Sul, à fraqueza do dólar e às baixas taxas de frete, revelou a FAO.

Óleos e gorduras tiveram alta de 2% em fevereiro, para 239 pontos, por causa de um fraco crescimento mensal da produção de óleo de palma e da previsão de uma relação de oferta e demanda apertada para os óleos vegetais em 2011/2012.

Na contramão, o índice de preço dos produtos lácteos caiu marginalmente para 205 pontos no período devido à desvalorização do leite em pó desnatado. Os preços da manteiga, do queijo e do leite em pó integral continuaram relativamente estáveis, acrescentou a organização. As informações são da Dow Jones.

Sair da versão mobile