Hortaliças como alface, batata, cenoura e cebola estão mais baratas nas Centrais de Abastecimentos (Ceasas). É o que aponta o 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A cebola foi o produto que registrou a maior queda no preço, com média ponderada de 25% menor em setembro do que em agosto. A Conab explica que a produção pulverizada pelo país ajuda a explicar os preços mais baixos, pois a oferta está mais próxima aos centros consumidores, com menores custos de logística.
A batata também teve queda de preço, com média ponderada 20% menor. A queda é explicada pela intensificação da safra de inverno em todo o país.
A alface teve queda de preço, mas não tão intensa quanto a das outras hortaliças.
O clima influenciou tanto na oferta quanto na demanda da folhosa.
O calor encurtou o ciclo da alface, o que obriga o produtor a colocar seu produto no mercado, ao mesmo tempo que a alta de temperatura aumenta a demanda do produto.
A cenoura também teve queda de preço, mas não em todos os mercados pesquisados. Em setembro, a oferta deste produto foi menor no atacado, na comparação com o observado em agosto.
A Conab explica que esse resultado foi registrado mesmo em meio às chuvas e às temperaturas altas registradas no último mês em áreas produtoras localizadas em todo país.
Frutas também estão mais baratas
No caso das frutas, o boletim informa que banana e mamão mantiveram a tendência de queda nos preços. A banana-prata amadureceu aceleradamente por causa das altas temperaturas, o que levou a uma queda nos preços.
Foi registrada maior oferta do mamão papaia de diversas regiões produtoras, o que possibilitou queda na média ponderada dos preços.
As temperaturas mais altas fizeram com que o consumo de laranja e de melancia aumentassem, intensificando a procura pelas frutas em setembro.
Exportações de frutas aumentaram
Entre janeiro e setembro, o volume total de frutas exportado ficou em 694 mil toneladas, o que resultou em um total de US$ 794,8 milhões comercializados. O valor corresponde a um aumento de 5,14% e 19,04%, respectivamente, na comparação com o mesmo período do ano passado.