Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Preços das verduras aumentam com a chegada do verão

Produtor deve ficar atento às condições climáticas do período para não perder sua produçãoA chegada do verão representa cenário favorável para os produtores de verduras. O índice Ceagesp, que mede os preços do atacado, registrou uma alta de 2,74% em novembro, o destaque foi para o setor de verduras que apresentou aumento de 6,22% no mês. Segundo o economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Flávio Godas, 2011 foi um ano muito ruim para os produtores do setor e a alta representa uma recuperação dos preços.

– As condições climáticas foram favoráveis e houve um excesso de produção ao longo de todo o ano. No entanto, o setor de verduras vive a partir de agora, com a entrada do verão, uma situação muito complicada – afirma o economista.

Segundo Godas, até o final de fevereiro o produtor deve ter bons preços, mas precisa ter muito cuidado para não perder sua produção.

– É um período normalmente de temperaturas elevadas, excesso de chuvas. Isso é muito prejudicial para o setor em si, principalmente os produtos mais sensíveis, as folhas – explica.

Frutas e legumes

O economista ressaltou ainda que as frutas também devem ter aumento nos preços, principalmente em função do aumento de consumo no final de ano. Para Godas, o setor de legumes, que teve bons rendimentos ao longo do ano, agora vive uma situação reversa. Muitos produtos como cenoura, chuchu, berinjela, beterraba, batata e cebola tiveram preços muito próximos do custo de produção do agricultor.

Assista à entrevista de Flávio Godas no Mercado e Cia:

Sair da versão mobile