Rebanhos maiores na pecuária sugerem um aumento da demanda por rações maior do que vem sendo previsto pelo USDA. Além disso, o clima seco na Argentina e no Sul do Brasil pode reduzir a produtividade das lavouras locais, sinalizando fortalecimento da demanda para exportação dos Estados Unidos, segundo estimativa do Morgan Stanley.
O banco observou ainda vendas expressivas nos Estados Unidos nas últimas semanas para compradores tradicionais como México, Japão e Coreia do Sul. Entretanto, aponta que a China não tem sido um forte participante nas últimas semanas, por conta de sua colheita doméstica, do feriado do Ano Novo Lunar e da arbitragem comercial sobre importações.
Queda nos preços do açúcar
Já os preços futuros do açúcar, que superaram 25 cents duas vezes na semana passada, não devem avançar muito mais, avalia o banco. “Acreditamos que a maior parte das notícias ficou para trás e que um aumento da produção de Tailândia, Rússia e Índia pode ampliar ainda mais a oferta”, disse a instituição, por meio de nota.
O Morgan Stanley espera que os estoques finais sejam 5% mais amplos do que a demanda para 2011/2012. Além disso, prevê um superávit de 3% na temporada 2012/13, o que devem manter os preços baixos.