Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Prefeitos apresentam projetos para reduzir impacto da enchente em Santa Catarina

Governo federal deve adiantar recursos a municípios que tiverem os melhores projetosAs obras de recuperação do porto de Itajaí, em Santa Catarina, devem começar em 20 dias. Os berços para os navios, destruídos pela enchente, serão ampliados e modernizados. Com as obras a capacidade de funcionamento do porto deve aumentar em 30%.

Nesta quinta, dia 15, um grupo formado por 14 prefeitos catarinenses esteve em Brasília para apresentar projetos de obras que reduzam o impacto das chuvas. O governo federal deve adiantar recursos aos municípios que tiverem as melhores propostas.

A reunião foi convocada pela própria Presidência da República. Durante seis horas, os prefeitos apresentaram idéias de como prevenir os prejuízos causados por enchentes a técnicos dos ministérios da Integração Nacional e das Cidades, do Tesouro Nacional e da Casa Civil. O município de Camboriú, onde 202 pessoas ainda estão desabrigadas, tem um dos projetos mais avançados.

? O objetivo maior é fazer o desassoreamento do Rio Camboriú, é evitar a enchente. A água vai ser represada para proporcionar um ambiente de lazer. Vamos construir um parque linear, e depois essa água tratada servirá às cidades de Camboriú e de Balneário Camboriú ? explicou a prefeita Luzia Lourdes Mathias.

Os projetos apresentados pelos prefeitos estão avaliados em R$ 519 milhões. Agora, as propostas serão analisadas pela área técnica do governo, que vai decidir quais são as obras prioritárias e quanto estará disponível no orçamento para tirar as idéias do papel.

? Na próxima semana o relatório final deve ser apresentado ao presidente Lula, que, junto com o Ministério da Fazenda, vai estabelecer até que montante conseguirá atender e, dentro dessa quantia, determinar um novo programa de drenagem e macrodrenagem por meio do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Estaremos aqui cobrando o governo federal para saber o resultado desses estudos ? disse o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Romualdo França.

Sair da versão mobile