CIÊNCIA E PESQUISA

Prêmio Mulheres do Agro lança categoria para reconhecer pesquisadoras do setor 

A vencedora será escolhida por voto popular; instituição de pesquisa à qual é vinculada receberá incentivo de R$ 15 mil 

O Prêmio Mulheres do Agro incluiu na edição deste ano uma categoria para reconhecer as pesquisadoras ligadas ao setor: Ciência e Pesquisa. Quatro pesquisadoras concorrem ao título, e a instituição vinculada receberá um incentivo de R$ 15 mil. As votações ficam abertas até dia 5 de outubro.

A premiação, uma iniciativa da Bayer e da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), reconhecerá em sua sexta edição produtoras rurais que adotam práticas agrícolas ancoradas nos pilares ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês). A mesma regra se aplica à nova categoria, com a diferença de que serão valorizados projetos de impacto ou de grande alcance científico. 

“Queremos enfatizar o avanço que ciência e pesquisa trazem, em termos de sustentabilidade e inovação no agronegócio, ao mesmo tempo que reforça como o protagonismo das mulheres está presente tanto dentro quanto fora da porteira”, afirma Isabela Fagundes, especialista em comunicação corporativa da divisão agrícola da Bayer. 

As pesquisadoras, indicadas pelas instituições parceiras do prêmio, são: 

  • Thais Vieira (USP-Esalq), 
  • Debora Marcondes (Embrapa Instrumentação), 
  • Patricia Monquero (Ufscar) e 
  • Mariangela Hungria (Embrapa Soja). 

A vencedora será escolhida por meio de voto popular no site da premiação e anunciada no dia 25 de outubro, durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. 

“As mulheres são maioria nos cursos de doutorado no Brasil. Esse dado reflete a relevância da participação feminina na produção científica, um importante vetor de transformação do agronegócio brasileiro”, diz Gislaine Balbinot, diretora-executiva da Abag.

Instituído em 2018, o Prêmio Mulheres do Agro reconhece produtoras rurais de diferentes regiões do país por suas boas práticas agrícolas, com destaque em inovação e sustentabilidade. A premiação abrange as três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), num total de nove finalistas. 


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.