Presidente da Comissão Européia pede cabeça fria para enfrentar a crise

Durão Barroso garantiu que a Europa trabalha para acalmar mercadosO presidente da Comissão Européia (órgão executivo do bloco europeu), o português Durão Barroso, afirmou nesta segunda, dia 6, em Bruxelas, capital da Bélgica, que é o momento de ter "cabeça fria" para lidar com a atual crise financeira. Ele garantiu que a Europa está trabalhando intensamente para ajudar a acalmar os mercados.

? Deixem-me dizer o seguinte aos nossos cidadãos: estamos a trabalhar a tempo inteiro para estabilizar os nossos mercados financeiros e as nossas economias. Agora é tempo de ter a cabeça fria. Não lhes posso prometer que não haverá dificuldades, mas posso prometer que se mantivermos a cabeça fria ultrapassaremos esta situação.

Durão Barroso, que falava durante a abertura da Semana Européia das Regiões, afirmou que “os cidadãos podem ter a certeza” de que a União Européia está assumindo as suas responsabilidades.

? O encontro de sábado dos membros europeus do G8, o Eurogrupo de hoje, o Ecofin (reunião de ministros das Finanças da UE) de amanhã (terça-feira, em Luxemburgo) e o Conselho Europeu da próxima semana mostram a determinação da UE e dos seus Estados-membros em lidar com esta situação numa abordagem coordenada.

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se até esta terça, dia 7, em Luxemburgo para tentar definir uma estratégia comum de resposta à crise financeira atual e à desaceleração do crescimento econômico.

O encontro dos responsáveis pelas finanças da zona do euro (15 países), ampliado nesta segunda-feira aos da União Européia (27), irá preparar as decisões que serão tomadas pelos chefes de estado e governo na cúpula que se realiza em Bruxelas nos dias 15 e 16 deste mês.