Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DECLARAÇÃO

Presidente da FPA critica questão do Enem sobre agronegócio

Lupion considerou a abordagem da questão sobre o agronegócio "gravíssima" e exigiu uma "manifestação urgente do governo federal"

Pedro Lupion, MST, FPA, mercado de carbono, agronegócio, Enem
Foto: FPA

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), criticou nesta segunda-feira (6) uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tratou da “lógica do agronegócio” no Cerrado.

Em uma postagem nas redes sociais, Lupion considerou a abordagem da questão “gravíssima” e exigiu uma “manifestação urgente do governo federal”.

“Inaceitável! O que vimos na prova do ENEM neste domingo é GRAVÍSSIMO! Aguardo manifestação URGENTE do governo federal, em especial do ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a falta de honestidade intelectual e ativismo ideológico. Fazer isso em uma avaliação que é porta de entrada das universidades brasileiras? Não aceitaremos este desserviço ao Brasil, às escolas e aos alunos deste país”, escreveu Lupion, que marcou a conta oficial da FPA na postagem.

Questão sobre o agronegócio

A questão, de número 89 do caderno de questões com a capa branca, tratava da subordinação do conhecimento local à lógica do agronegócio.

O texto mencionava a universalização de práticas agrícolas e tecnologias, bem como a conversão de recursos comuns, como águas, sementes, minerais e terras, em propriedades privadas.

A resposta correta da questão, segundo o gabarito extraoficial divulgado por veículos de mídia, foi a alternativa “A”, que se referia a um “cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida”.

Até o momento da publicação desta reportagem, o governo federal não se manifestou sobre a questão.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sair da versão mobile