Presidente do IPCC alerta que há pouco tempo para lutar contra o aquecimento global

Para o indiano Rajendra Pachauri, é preciso coragem e realismo para enfrentar a situaçãoO presidente do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC, em inglês), o indiano Rajendra Pachauri, afirmou nesta sexta-feira, dia 18, que é preciso coragem e realismo para enfrentar o pouco tempo que existe para lutar contra a mudança climática.

Segundo ele, a receita é adaptação aos atuais efeitos do aquecimento global e queda na emissão de gases nocivos para a atmosfera até níveis considerados aceitáveis. Pachauri, que dividiu o Prêmio Nobel da Paz de 2007 com o ex-vice-presidente americano Al Gore, considerou a água é um dos elementos mais vulneráveis.

? Todo o mundo tem que fazer uso eficiente ? disse ele, lamantando que na cidade indiana de Nova Délhi as pessoas tomem banho de mais de meia hora por prazer e diversão, e não por necessidade.

O presidente do IPCC discurso na cidade espanhola de Zaragoza, onde se realiza a Expo Internacional. Para ele, a iniciativa é uma boa idéia, por ser um encontro entre pessoas preocupadas em revelar alguns dos aspectos críticos mais importantes da humanidade.