Presidente do Irga projeta expansão de mercado para o arroz gaúcho

Claudio Brayer Pereira deu entrevista nesta terça, dia 15, ao programa Rural NotíciasO presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, afirmou nesta sexta, dia 15, em entrevista exclusiva ao Rural Notícias, do Canal Rural, que a cadeira produtiva do arroz do Rio Grande do Sul pretende expandir a comercialização e buscar o mercado internacional, com exportações para África, Oriente Médio, Europa e Canadá.

O dirigente apontou que a nova Política Nacional de Irrigação, publicada na segunda, dia 14, deve trazer mais segurança para a rizicultura. No caso do Rio Grande do Sul, ele aponta que o plano deve colaborar para a melhoria de um sistema de irrigação já bem estruturado.

– Essa política pode vir a melhorar e trazer cada vez mais segurança para um setor já instalado, mas também, para a ampliação das áreas irrigadas. (…) Nós estamos trabalhando para que a área de arroz do Rio Grande do Sul também se amplie, buscando novos mercados, ampliando o mercado nacional, mas, principalmente, bucando o internacional – destacou.

Pereira também falou sobre a expectativa de grãos para a próxima safra. Segundo ele, a seca do fim de dezembro e do início deste ano não deve afetar a produtividade.

O presidente do Irga também comentou o impacto da renegociação das dívidas dos arrozeiros gaúchos, feita em novembro do ano passado. De acordo com ele, o produtor dispõe de mais recursos para aplicar em tecnologia, o que deve favorecer o produtor e a indústria.

Confira aqui a entrevista completa

Clique aqui para ver o vídeo