O dirigente apontou que a nova Política Nacional de Irrigação, publicada na segunda, dia 14, deve trazer mais segurança para a rizicultura. No caso do Rio Grande do Sul, ele aponta que o plano deve colaborar para a melhoria de um sistema de irrigação já bem estruturado.
– Essa política pode vir a melhorar e trazer cada vez mais segurança para um setor já instalado, mas também, para a ampliação das áreas irrigadas. (…) Nós estamos trabalhando para que a área de arroz do Rio Grande do Sul também se amplie, buscando novos mercados, ampliando o mercado nacional, mas, principalmente, bucando o internacional – destacou.
Pereira também falou sobre a expectativa de grãos para a próxima safra. Segundo ele, a seca do fim de dezembro e do início deste ano não deve afetar a produtividade.
O presidente do Irga também comentou o impacto da renegociação das dívidas dos arrozeiros gaúchos, feita em novembro do ano passado. De acordo com ele, o produtor dispõe de mais recursos para aplicar em tecnologia, o que deve favorecer o produtor e a indústria.
Confira aqui a entrevista completa