De acordo com os manifestantes, Lugo não cumpriu promessas de melhoria na qualidade de infraestrutura no interior do país ? especialmente nas regiões de San Pedro, Caaguazú e Canindeyú ?, no abastecimento de água, na geração de eletricidade, na construção de escolas e centros de saúde.
Os manifestantes vão se reunir em uma das principais áreas da capital do Paraguai ? a Praça Uruguaya Capital. Desde essa quarta, dia 10, chegam representantes de vários segmentos dos agricultores de todo o país. Serão distribuídos panfletos para informar o público sobre as queixas de quem trabalha e vive no campo.
Com uma base política frágil e segmentada, Lugo enfrenta constantes protestos. Internamente, o presidente mantém um governo com fortes divisões e disputas entre as instituições. Durante sua campanha, os agricultores organizados lideraram movimentos de apoio a sua eleição. Para isso, o então candidato se comprometeu a cumprir uma série de ações.
Atualmente Lugo administra outro problema no governo: a necessidade de racionamento de energia elétrica. Ele pediu a colaboração dos assessores diretos e funcionários públicos na tentativa de evitar o agravamento da crise elétrica.