Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Presidente da Sociedade Rural Brasileira sugere cautela sobre alta das commodities

Cesário Ramalho classificou como astronômico o nível de especulação na Bolsa de Chicago, que baliza os preços da sojaO presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho, sugeriu ao produtor que aja com cautela em relação à alta dos preços das commodities, principalmente os da soja, que atingem níveis históricos.

– O agronegócio vende hoje uma expectativa que não existe. As altas são pontuais e, no caso da soja e também do açúcar, ocorrem por conta de perdas na safra – disse Ramalho à Agência Estado durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

O presidente da SRB classificou ainda como “astronômico” o nível de especulação na Bolsa de Chicago, que baliza os preços internacionais da soja.

– Cerca de 35% das posições na bolsa hoje são especulativas. Portanto, ainda é muito cedo para qualquer perspectiva de médio prazo para o agronegócio brasileiro – disse Ramalho.

Com relação à formação de preços de adubos e fertilizantes para a safra 2012/2013, o diretor executivo da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, avalia que dependerá da volatilidade do dólar.

– A questão é quanto tempo permanece um pico de alta como ocorre agora; se a variação for constante e pequena o produtor até consegue se planejar – disse o executivo à Agência Estado.

O executivo lembrou ainda que “o Brasil é o país tomador de preços internacionais” do setor e tem até 70% da matéria-prima importada. De acordo com Roquetti Filho, os preços internacionais, em dólar, apresentam tendência de recuperação. O diretor da Anda evitou estimar a demanda para a safra 2012/2013, mas citou dados da consultoria RC, que apontam uma alta de 1%, para 28,5 milhões de toneladas.

– Se isso se concretizar, será um bom ano – concluiu.

Sair da versão mobile