Notícias - Soja Brasil

Previsão de tempo seco é preocupante no Centro-Oeste e Nordeste

Segundo os mapas da Somar Meteorologia, as duas regiões passarão agosto, setembro e parte de outubro sem qualquer volume de chuvas

solo seco
Foto: Pixabay

Antes de mais nada vale destacar que previsões do tempo com mais do que “dias de antecedência” não são confiáveis e servem apenas como alerta.

O inicio do plantio da soja no Centro-Oeste e Nordeste pode ser adiado por uma possível falta de chuvas. Liberados para plantar em setembro e outubro, vários municípios destes locais não tem qualquer previsão de precipitações antes do dia 15 de outubro. E como agosto também vem sendo um mês bastante seco, a umidade no solo pode ficar bastante comprometida.

CENTRO-OESTE

No Centro-Oeste não há mais previsão de chuvas por um longo tempo. Em Dourados (MS), só no dia 20, 21, 27 e 28 de agosto tem previsão de algum volume de precipitações. Depois disso, só a partir do dia 2 outubro e com baixos volumes. Como é uma data distante a previsão ainda não é confiável e pode mudar.

Já em Mato Grosso e Goiás nada de água até pelo menos outubro. Em Canarana (MT), por exemplo, está previsto chover só no dia 31 de outubro, com volumes inferiores a 3 mm. Em Sorriso a preocupação é ainda maior, já que a previsão é de que as precipitações só retornem no dia 6 de novembro.

Em Rio Verde (GO), a perspectiva é de chuvas entre os dia 5 e 8 de outubro, com uma média de 5 mm diários. Depois disso o tempo ficará firme de novo e só voltará a chover no dia 17 de outubro.

NORDESTE

No Nordeste a situação é parecida com a do Centro-Oeste e as precipitações só devem chegar em meados de outubro. Em Barreiras, na Bahia, a perspectiva é de chover a partir do dia 25 de outubro apenas.

Em Balsas, no Maranhão, a perspectiva é de instabilidades isoladas só a partir do dia 16 de novembro.

Veja mais notícias sobre soja