Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas ainda ficarão mais frias ao longo desta semana em boa parte das regiões
Um ciclone extratropical próximo a costa da região Sul, associado a uma frente fria, ajuda a trazer chuva de maneira fraca com pontos moderados entre a faixa nordeste gaúcha e o leste catarinense. Em Santa Catarina, os volumes de água recebidos nos dias anteriores foram bastante elevados, causando transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. Já a frente fria se localiza entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, causando chuva no leste mineiro e que já provocou rajadas de mais de 80 km/h neste madrugada no estado fluminense.
No Centro-Oeste a situação é bastante preocupante. Segundo a meteorologia, alguns municípios não recebem chuvas significativas há mais de 150 dias e a umidade do solo atinge patamares extremamente baixos, em torno de 20%. A previsão por lá continua sendo clima seco o que dificultará o início do plantio logo após o fim do vazio sanitário, que acontece no dia 15 de setembro.
SUL
Na terça-feira, finalmente a chuva perde intensidade em todo o Sul. A frente fria que levou chuva nos últimos dias se desloca para o Sudeste e permite que o tempo fique estável na maior parte do Sul, com condição de chuva para a faixa leste do Paraná e Santa Catarina e faixa nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, uma área de alta pressão atmosférica sobre a Argentina impulsiona ventos frios, o que derruba as temperaturas nos próximos dias. Há condições de geada fraca e pontual na Campanha Gaúcha.
SUDESTE
Na terça-feira, as instabilidades ainda persistem desde a o litoral de São Paulo até o Espírito Santo, adentrando no leste de Minas Gerais. As chuvas são mais intensas no norte capixaba, onde há alerta para temporais e cuidados com deslizamento das encostas. Na RMSP e Vale do Paraíba o tempo fica nublado e com possibilidade de garoa ao longo do dia. No restante da região, tempo aberto com poucas nuvens. Quanto às temperaturas, uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do país e derruba as temperaturas em grande parte do Sudeste, retornando a sensação de frio, que deve ser ainda maior principalmente nas regiões serranas.
CENTRO-OESTE
Na terça-feira a nebulosidade diminui no Centro-Oeste e já não tem previsão para chover em nenhuma área da região. Ainda temos a presença de uma massa de ar frio no Sul que ajuda a deixar as temperaturas mais baixas no Mato Grosso do Sul e na metade oeste do Mato Grosso, sendo assim, a sensação de frio será menor que no dia anterior. Em Goiás o tempo continua seco e quente, com baixos índices de umidade relativa do ar.
NORDESTE
Na terça-feira uma frente fria que está na altura do Espírito Santo influencia o tempo no litoral sul da Bahia e há previsão para chuva que pode ser até volumosa. Em Salvador a chuva é isolada e alternada por períodos de tempo firme. O estado do Maranhão não deve apresentar chuva. Assim como no interior da Bahia e no sul do Piauí, onde apesar da nebulosidade aumentar, o tempo é estável e sem precipitação.
NORTE
Na terça-feira a sensação de frio é um pouco maior em Rondônia e no Acre e não há previsão para chuva nestes estados, assim como o sul do Pará, Amazonas e o Tocantins, que continuam com o tempo firme e seco. Nas demais áreas da região o sol também aparece, mas pode chover a qualquer hora do dia, com potencial para trovoadas.
Quarta-feira
SUL
Na quarta-feira o tempo firme retorna em todo o Sul do Brasil. O dia começa com nevoeiro, especialmente no leste do Paraná, mas que se dissipa no decorrer do dia. As temperaturas do amanhecer ficam ainda mais baixas e há risco para geada nas áreas das serras gaúcha e catarinense e no sul paranaense. Na parte da tarde as temperaturas ficam um pouco mais elevadas que nos dias anteriores, mas não chega a fazer calor.
SUDESTE
Na quarta-feira a frente fria continua atuando no Sudeste e provoca chuva entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, além da faixa leste de Minas Gerais. No entanto, os volumes não devem ser tão intensos como no dia anterior. No estado de São Paulo, entre a região de Registro e o litoral norte, ainda garoa no decorrer do dia, intercalados por grandes períodos de melhoria. No amanhecer tem condições para ocorrência de nevoeiro na faixa leste de São Paulo, inclusive na Capital Paulista, mas que se dissipa ainda pela manhã. As temperaturas mínimas ficam mais baixas e pode gear na Serra da Mantiqueira. À tarde, por causa da presença do sol, as temperaturas sobem novamente, mas ainda sem condições para calor.
CENTRO-OESTE
Na quarta-feira o tempo firme continua no Centro-Oeste e a friagem diminui um pouco, mas não chega a fazer calor extremo no Mato Grosso do Sul e no oeste do Mato Grosso. Em Goiás ainda tem tempo seco e calor em todo estado, com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes no dia.
NORDESTE
Na quarta-feira ainda tem bastante nebulosidade no interior do Nordeste, mas sem previsão para chover. A chuva ocorre apenas no litoral leste, com destaque para o sul da Bahia, onde os acumulados devem ser mais elevados por causa da frente fria que está na altura do Espírito Santo. Chove no Maranhão e no noroeste do Piauí, de maneira isolada ao longo do dia, mas com volumes significativos.
NORTE
Na quarta-feira o frio diminui e o sol aparece na metade sul da região. No Tocantins a nebulosidade até aumenta, e há previsão para chuva apenas no norte deste estado. É importante lembrar que essa instabilidade se alterna com períodos de tempo firme, mesmo assim, tem risco para trovoadas a qualquer momento.
Quinta-feira
SUL
Na quinta-feira, uma região de alta pressão atmosférica deixa o tempo mais estável em toda a região Sul do Brasil. O tempo seco irá predominar em todos os estados e no período da tarde, por conta do Sol, a sensação térmica vai subindo gradativamente, porém não há condições para extremos. Somente no período da manhã, por conta da falta de nebulosidade e dos ventos mais calmos, há condição para geada em pontos mais altos, como região da Serra gaúcha e Catarinense, além dos sul paranaense.
SUDESTE
Na quinta-feira, uma região de alta pressão atmosférica deixará o tempo mais estável em grande parte do Sudeste. Não há condições para chuva na maioria dos estado, apenas há condições para geada em pontos mais altos, como Campos do Jordão-SP, Monte Verde-MG, Maria da Fé-MG e na região do Parque Nacional do Itatiaia-RJ. Mesmo com a presença do Sol, no decorrer do dia, as temperaturas não sobem muito, porém a sensação de calor fica um pouco mais elevada que nos dias anteriores. Agora, chuva apenas no litoral norte e todo litoral capixaba, entretanto é de maneira muito fraca e intercalada por grandes períodos de melhoria.
CENTRO-OESTE
Na quinta-feira o tempo firme continua no Centro-Oeste e a friagem diminui ainda mais, mas não há condição para extremos. Em Goiás tem tempo seco e calor em todo estado, com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais próximos ao início da tarde.
NORDESTE
Na quinta-feira ainda há nebulosidade no interior do Nordeste, mas sem previsão de chuva. A chuva ocorre apenas na faixa leste, com destaque para o extremo sul da Bahia, onde há condição para acumulados um pouco mais elevados, porém sem risco para transtornos. Chove no Maranhão e extremo oeste do Piauí, de maneira isolada e sem volumes significativos.
NORTE
Na quinta-feira o sol aparece apenas no extremo sul da região, nas demais áreas, a condição para pancadas de chuva persiste ao longo de todo o dia. Inclusive no Tocantins, que haverá possibilidade para chuva na sua maior parte, porém sem risco para acumulados elevados.