Previsão de estoque mundial de milho recorde mantém preços baixos

Safra norte-americana avança e confirma expectativas de grandes volumes do cerealO boletim desta semana do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) destaca o bom desempenho da produção de milho norte-americana. Na temporada 2014/2015, 73% das lavouras apresenta condições boas e excelentes, segundo dados do USDA.

No relatório de oferta e demanda do Departamento, os dados revisados trouxeram volumes bastante elevados, mas ainda abaixo dos que eram esperados pelo mercado. Quanto à oferta, a expectativa de produtividade foi elevada para 175,2 sc/ha, recorde histórico, passando para 356,4 milhões de toneladas a estimativa da produção norte-americana. A elevação também foi registrada na demanda, entretanto, foi insuficiente para acompanhar a oferta, resultando em estoques de 45,93 milhões de toneladas.

 • Conab fará mais três leilões de frete para remoção de milho

Exportação

O resultado de julho correspondeu a apenas 53,2% do volume embarcado de milho em julho de 2013, seguindo a tendência dos meses anteriores. Um dos fatores que explicam essa defasagem é que a estimativa do volume produzido na safra 2013/2014 é 24,2% menor que a produção da safra 2012/2013, em consequência, neste mesmo período da safra anterior 3,4 milhões de toneladas a mais já haviam sido comercializadas.

A única comparação vitoriosa para a safra atual é em relação ao prêmio dos portos, que foi favorecido pela menor oferta do grão. Em Paranaguá, o prêmio portuário apresentou média de US$ 1,00/bushel na última semana e em 2013 foi de US$ – 0,14/bushel no período correspondente.  Apesar de a demanda aquecida dar suporte aos prêmios neste ano, eles já começam a cair em virtude da maior oferta do cereal nos portos, devido ao avanço da colheita.

Acompanhe a entrevista do analista de mercado Vlamir Brandalizze, ao Mercado & Cia, direto de Illinois, nos Estados Unidos:

Clique aqui para ver o vídeo