Notícias - Soja Brasil

Previsão indica tempo seco no Sul e chuvas para o Nordeste nesta terça-feira

No Centro-oeste do país a tendência é que as chuvas não darão trégua, atrapalhando a colheita da soja em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Neste momento, apenas as áreas de soja do Nordeste terão um dia com o clima adequado para a cultura. Por lá a tendência é de chuvas, favorecendo o desenvolvimento das plantas. No Sul, a tendência é de tempo seco, favorecendo a soja do Paraná, mas atrapalhando a do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

SUL

A previsão do tempo indica tempo seco em todas as lavouras de soja do Sul do país nesta terça-feira, 4.

SUDESTE

As instabilidades seguem atuando na região Sudeste nesta terça-feira. Os acumulados mais expressivos podem ser vistos no norte de Minas Gerais, próximo a Januária, com até 20 mm acumulados. Também chove na parte oeste e sul do estado, mas com volumes menores e de maneira manchada.

Em São Paulo as instabilidades, também manchadas, afetam a parte norte e leste do estado, com baixos acumulados.

CENTRO-OESTE

Terça-feira com previsão de chuva, em todo o Centro-Oeste brasileiro. Isso por conta da combinação de diversos sistemas: um corredor de umidade que vem desde a Amazônia a atinge o oeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás; e ainda um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Esses dois sistemas juntos, quando associados ao calor e umidade, contribuem ainda mais para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre toda a região. Os maiores volumes se concentram entre o norte do Goiás, incluindo a capital federal, e Mato Grosso, com acumulados que podem alcançar a casa dos 40 mm de chuva.

NORDESTE

As áreas de soja do oeste da Bahia devem receber volumes melhores de chuvas nesta terça-feira, mas de maneira manchada. Ou seja, em Barreiras, por exemplo, os acumulados podem superar os 10 mm, enquanto em Luís Eduardo Magalhães só deve garoar.

No Piauí a tendência é de chuvas generalizadas, espalhadas por todo o estado, mas também manchadas, tanto que deve acumular até 10 mm em Bom Jesus e apenas garoar em Uruçuí.

As chuvas também se alastram pelo Maranhão. Muitas áreas produtoras de soja, como Bacabal e Balsas devem ter apenas garoas nesta terça. Já em Imperatriz a tendência é acumular mais de 10 mm.

NORTE

Terça-feira com bastante chuva em grande parte do Norte Brasileiro. Isso por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Esse sistema intensifica a chuva sobre a faixa leste e sul do Pará, todo o estado de Tocantins e Rondônia, onde os acumulados alcançam a casa dos 40 mm. Nas demais áreas chove de maneira mais pontual, sem acumular volumes expressivos. Tempo firme somente em Roraima, onde uma massa de ar seco atua, garantindo um dia com temperaturas elevadas e sem previsão de chuva.

Veja mais notícias sobre soja